segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Doce de abóbora "irresistível"

Eu disse que regressava e cumpri.
E não podia trazer coisa mais doce e irresistível. Eu digo irresistível porque a princesa lá de casa não descansou enquanto não lhe pôs a "vista" e o "dedo" em cima. Coisas de criança que até nós gostamos de fazer, talvez não utilizemos o dedo porque parece mal, mas são colheradas atrás de colheradas...
A receita não é minha mas tinha uma abóbora a amadurecer no meu sótão há um mês que precisava de ter um final feliz. A receita original pode ser encontrada aqui. É deliciosa.



1 abóbora porqueira (depois de descascada pesava 3 kg)
Metade do peso da abóbora descascada de açúcar amarelo (usei mascavado)
2 paus de canela
Casca de 2 limões médios (usei 1 limão e 1 clementina)
Azeite (não usei)
Sal (não usei)

Descasca-se e corta-se a abóbora em cubos pedaços e regulares.
Coloca-se numa panela a abóbora e o açúcar em camadas alternadas. Adiciona-se os dois paus de canela e as cascas dos citrinos. Vai ao lume e deixa-se ferver, mexendo de vez em quando.

Quando a abóbora estiver bem cozida, retirar os paus de canela e as cascas e triturar a abóbora. Deixar o doce apurar até ao ponto desejado, mexendo sempre.


7 comentários:

Lu - Uma Casa no Norte disse...

Adoro!!!! Então com um queijinho a acompanhar... ui!
Beijinhos

Luisa Alexandra disse...

Ficou mesmo com um óptimo aspecto!

ameixa seca disse...

É um doce maravilhoso :)

Unknown disse...

Parece-me muito bem este rico docinho.

Beijinhos

Romy Almeida disse...

Nunca fiz doce de abóbora com essa qualidade de abóbora mas pela receita deve ser excelente :-)

Bjokas doces

Laranjinha disse...

Olá Maggie,

eu adoro esse doce de abóbora.Ainda bem que gostaste.

Um beijinho

Martinha disse...

Olá Maggie,

Obrigada por passar pelo meu cantinho e agora aqui estou eu.
Adoro doce de abóbora e de facto como alguém ja disse com queijinho(principalmente fresco...hummm!)
Quando comprar a minha MFP vou a correr fazer a sua receita.
Beijinhos